Tem tablet, mas e o resto?


Interessante que há pouquíssimo tempo eu estava conversando com alguém sobre isso. Nunca havia lido nenhuma matéria/notícia a respeito, então meu comentário foi exclusivamente especulatório sobre uma tese.

Ora, é mais barato oferecer tablets com os ebooks didáticos do que oferecer os livros impressos – e também é mais prático e saudável para os alunos portarem e transportarem todos os livros necessários se eles cabem em um dispositivo do tamanho da unha do dedo mindinho.
Mas tudo é em vão se os alunos que receberão esses aparelhos não souberem como usá-lo, e isto não refere-se exatamente ao “toque, arraste e solte”, afinal estamos falando de uma geração que já nasceu capacitiva (comparando com os Y, que têm um botão pra cada função, dominando invejavelmente as tecnologias de sua geração). Isto refere-se a quais aplicativos usar e quando.

Nesse sentido, talvez alguns aplicativos, esses sim, precisem de manual de instruções.
Em outra análise, existem também os jogos educativos – e como usá-los na aula?
Em outro contexto, existem os jogos sem foco educativo mas que tem enorme potencial pra isso – e como trabalhá-los?

E se os celulares já podem desviar a atenção do aluno, como garantir que o tablet, com tantas funções adicionais, seja um potencializador de produtividade em vez de escoador dela?

É por isso que os professores, que já são de uma geração passada (afinal são bem mais velhos que os alunos), precisam ser treinados para usar as novas tecnologias e saber instruir os estudantes a operar o equipamento da maneira mais conveniente de acordo com os objetivos em comum.

Aliás, eles já não são muito instruídos sobre “objetivos”, não é mesmo?

E esse é apenas um – APENAS UM! – dos problemas, que persistem há décadas e já são as principais características de referência para uma ESCOLA PÚBLICA.

Dwsz.

Leia mais em http://www.bayeuxemfoco.com.br/noticia/sem-merenda-estudantes-do-olivina-olivia-fazem-protesto-e-exigem-de-ricardo-melhorias-na-estrutura-da-escola.html

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s