História da Mona Lisa (La Gioconda)


A obra de arte conhecida como Mona Lisa, ou Gioconda (Latim = Alegre), foi criada entre 1503 e 1506 pelo artista renascentista italiano Leonardo da Vinci. É uma das obras mais famosas e conhecidas mundialmente.

O quadro apresenta uma pintura em tinta óleo sobre madeira de álamo e esta exposto no Musée du Louvre, em Paris, sendo a maior atração do museu.

As características que mais chamam atenção nessa obra, são:

-O sorriso enigmático e a expressão serena.

-Estética, técnicas e recursos artísticos utilizados na pintura.

-Harmonia entre a humanidade e a natureza, presente entre a modelo e a paisagem de  fundo.

-Conhecimentos matemáticos, que foram usados por Da Vinci para atingir a perfeição e o equilíbrio por meio da técnica Sfumato, que consiste em criar gradientes na criação de sombra e luz na pintura, sendo considerado o criador desta técnica.

Curiosidade:

Como a  tinta óleo que muitos artistas dá época utilizavam tinha cheiro muito forte, eles tinham que fazer uma parte do trabalho, parar e apenas dar continuidade quando houvesse uma melhora dos efeitos da tinta (que os deixavam com náuseas). Por isso a obra Mona Lisa levou 3 anos para ser completada e divulgada publicamente.

História  do quadro:

 A pintura foi retirada da Itália e levada  para a França pelo próprio Leonardo em 1516, quando foi convidado pelo Rei Francisco I da França para trabalhar na sua corte. O rei comprou a pintura, que passou a ser exibida em Fontainebleau  e depois no Palácio de Versailles.  Após a Revolução Francesa, o quadro foi levado para o Museu do Louvre. Um dos principais apaixonados  pela obra era o imperador  Napoleão Bonaparte, que mandou colocá-lo nos seus aposentos. No período das guerras com a Prússia, muitas peças presentes na  coleção do Museu foram escondidas em um lugar “seguro”. Porém em  22 de agosto de 1911 a “Mona Lisa” foi roubada, e o crime teve entre seus principais suspeitos o poeta francês Guillaume Apollinaire, que foi preso em 7 de setembro. Pablo Picasso também foi preso para interrogatório porém, tempos depois, ambos foram liberados.

Assim muitos passaram a acreditar que a pintura estava perdida e não seria mais recuperada. Mas, para espanto de todos, a solução do caso foi mais simples do que imaginavam. O empregado do Louvre, Vincenzo Peruggia, acreditava que a pintura pertencia à Itália e por isso não devia continuar na  França. Por esse motivo a roubou e conseguiu sair do museu com o quadro escondido sob seu casaco. Mas o desfecho dessa história só foi dado quando Peruggia tentou vendê-lo a um negociante de arte, pertencente a Florença.

Após os fatos ocorridos, a  “Mona Lisa” foi  exibida em vários museus italianos e, em seguida, retornou ao Louvre em 1913. Durante a Primeira e a Segunda Guerra Mundial  a pintura foi outra vez removida do Louvre e armazenada em um lugar seguro.

Em 1956 a parte inferior da pintura foi danificada por um ataque brutal, com ácido. Alguns meses se passaram e o quadro sofreu  um novo atentado. Dessa vez  um indivíduo lhe atirou uma pedra, e desdesse episódio encontra-se protegida por um vidro de segurança.

Quem foi a  Mona Lisa?

Existe um grande mistério, ninguém sabe ao certo quem foi. A comunidade que estuda a História da Arte trabalha apenas com hipóteses sobre quem foi a mulher retratada nesta pintura. Assim como:

1. Poderia ser a imagem de uma mulher idealizada e pintada pelo artista.

2. Pode ser um autorretrato de Leonardo da Vinci, vestido de mulher.

3. Mona Lisa era Lisa Del Giocondo, esposa do rico comerciante italiano Francesco del Giocondo. Tornou-se a mais provável no momento.

Análise da primeira letra do nome Gioconda-G

-Muito sério e com grande honestidade

-Busca a perfeição em tudo.

Análise da primeira letra do nome Monelisa-M(através da numerologia)

-Mostra a pessoa como é interiormente.

-Revela como pensa, sente e age.

-Por ter o numero 8 como seu número, pode-se dizer que a  sua vibração mostra a impressão que você transmite às pessoas e os efeitos que lhes causam.

Esse vídeo é muito interessante para quem quiser se aprofundar um pouco mais na história e nas teorias: http://www.youtube.com/watch?v=9B5QzIWMdgw

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s