Conheça o computador mais lento do mundo


Tente responder à seguinte pergunta: o quão lento pode ser um computador e, ainda assim, conseguir rodar o Ubuntu? O hacker Dmitry Grinberg descobriu. Ele construiu uma máquina para ser a “pior possível” e que, mesmo assim, conseguiu dar boot no sistema operacional – após quatro horas.

Para montar a máquina, Grinberg usou um processador 8-bit com 24MHz. O equipamento tem apenas 16KB de memória e 128KB de armazenamento flash. O Linux exige, porém, um processador de 32-bit e pelo menos 1MB de memória. Qual foi a solução?

É... 8-bits... lento.

Grinberg, então, desenvolveu um emulador de ARMv5, um processador 32-bit. Resultando em um clock efetivo de 6,5GHz, 300 mil vezes mais lento que uma CPU de 2GHz, o hacker conseguiu fazer a máquina carregar um prompt de comando em duas horas e iniciar o Ubuntu em si após quatro horas.

Conforme o site Extreme Tech, é possível montar uma máquina como essa por cerca de US$20. É provavelmente o menor e mais barato computador baseado em Linux, mas por mais US$5 dá para comprar um Raspberry Pi, um PC do tamanho de um cartão de crédito com processador ARM de 700MHz, 128MB de RAM e até mesmo saída HDMI.

Abaixo, você pode conferir um vídeo com a performance do PC de Grinberg. Não se preocupe: ele está bem acelerado e não tem quatro horas de duração – “apenas” dez minutinhos.

E eu aqui querendo compilar tudo pra meu K6-2: kernel, interface gráfica, ferramentas, drivers e etc. Linux do rascunho mesmo.

Já ví que é difícil pra quem não entende nada de programação.

Parece que esse Dmitri é do cão mesmo.

Fonte: via Adrenaline e Dmitry Grinberg

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s