Servidores fazem manifestação junto ao Sindicato em Salvador


Fernando Haddad

Image via Wikipedia

Na última quarta-feira, 31 de agosto, servidores do IF Baiano e IFBA se uniram ao Sindicado Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe), em manifestação pela melhoria da educação. O ato público, cujo lema é “Educação vai às Ruas”, teve início, na avenida Paulo VI, em Salvador, onde está localizada a sede provisória da Reitoria do IF Baiano. Participaram da manifestação, os servidores da Reitoria e dos Campi Catu, Guanambi e Santa Inês do IF Baiano, além dos servidores do Campus Salvador do IFBA. Mais tarde, às 14 horas, a manifestação aconteceu no bairro do Canela, nas imediações da Reitoria do IFBA.

P8310959A greve dos servidores já dura 34 dias e conta com a adesão de servidores de 21 estados, cerca de 230 institutos federais paralisados. Além do reajuste salarial, auxílio alimentação e outros benefícios, constam na pauta de reivindicações a reestruturação de carreiras, a democratização dos institutos federais, manutenção dos concursos públicos, redução de carga horária e reestruturação da infra-estrutura dos campi. “É necessário chamar a atenção da população sobre a expansão e estruturação da Rede Federal, a fim de conscientizar a todos sobre as necessidades da educação pública e manutenção da qualidade. É importante que a população participe deste processo”, concluiu o coordenador do Sinasefe, da seção Catu, Luiz Henrique Souza.

Negociações – Dando continuidade às negociações, o ministro da Educação, Fernando Haddad, reuniu-se com o comando de greve do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe), na segunda-feira passada, 29/8. Como ainda não houve acordo, o calendário de negociações segue com mais duas reuniões agendadas. O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), que acompanha as negociações, foi representado pelo diretor administrativo, professor Cláudio Adalberto Koller.

Durante a reunião, representantes da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC) anunciaram a conclusão de um estudo de demanda acerca das reivindicações relacionadas diretamente ao MEC. O conteúdo será transformado em propostas, a serem definidas na quinta-feira, 1/9, em reunião com o ministro da Educação e integrantes do Conif. As informações serão repassadas ao comando de greve na próxima terça-feira, 6/9, durante mais um encontro com o ministro.

Quanto à negociação de natureza econômica, cuja proposta – aceita por outras centrais sindicais – também foi apresentada ao Sinasefe na semana passada, pelo Ministério do Planejamento, Haddad destacou que a data limite para o fechamento do Orçamento de 2012 encerra no dia 31 de agosto, o que dificulta avanços neste momento.

P8310966Reuniões – por intermédio do Conif, a agenda de negociações entre o Ministério da Educação (MEC) e o comando de greve iniciou na última quarta-feira, 24/8, com a primeira reunião entre o comando de greve e o ministro. Na manhã seguinte, 25/8, os representantes do Sinasefe foram recebidos pelo secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Eliezer Pacheco, em reunião preparatória para o início das negociações.

Conif e Sinasefe – Durante reunião do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (Conif), na Bahia, em maio deste ano, houve a participação do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe).  Foram abordadas questões sobre a validação da pós-graduação no Mercosul, do auxílio transporte, a progressão por titulação dos servidores da rede e sua racionalização, ou seja, o ato de equilibrar a transição das carreiras dos servidores em razão da transformação das instituições para instituto federal.

O Conif colocou-se aberto ao debate para as questões apresentadas e reforçou a necessidade de formalização das relações entre o sindicado e o conselho, a fim de esclarecer as competências de cada um nessa relação e de manter um diálogo cordial e esclarecedor das posturas a serem assumidas pelas duas entidades.

P8310974

Ascom IF Baiano com informações da Ascom Conif

Fonte: http://www.ifbaiano.edu.br/portal/?p=6377

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s