Shopping de Salvador faz decoração perigosa (My Bloody Christmas)


O Shopping Iguatemi de Salvador inaugurou uma decoração que tem como temática a Fábrica do Papai Noel. Mas não há fábricas que nunca tenham acidentes.
O Iguatemi foi muito atento à questão da segurança no trabalho. Para obter o melhor efeito possível foram inseridos elementos como engrenagens e caldeiras, ilustrando as máquinas, e esteiras, ilustrando o processo de produção. As engrenagens são muito grandes e podem ser tocadas por qualquer visitante mas as crianças preferem tocar peças móveis mais baixas ou subir nas esteiras para ver como os brinquedos surgem prontos magicamente.
Mas não é apenas no interior do shopping, na fábrica propriamente, que os acidentes podem ocorrer. Basta fazer o acesso pela entrada principal, no 1o piso, e observar o Papai Noel com um martelo quase caindo de uma mão enquanto o cotovelo, do outro lado, golpeia constantemente a fachada do prédio, onde as marcas já são notáveis.
Os perigos da decoração também estão na praça de alimentação, o meu ponto favorito. Ali estão enforcados dois bonecos de neve com chapéu de mestre cuca. Mas todos nós sabemos que bonecos de neve nunca trabalhariam na cozinha, a menos que todos os alimentos ali produzidos fossem de gelo. Trabalhar com fogo obviamente seria uma atividade suicida. Essa é a questão. Os bonecos de neve suicidaram-se bem no meio da praça de alimentação. Parece mesmo uma ameaça direta a dois funcionários que trabalham ali e a mensagem é daquelas que o destinatário sabe que é pra ele mas ninguém mais (exceto um detetive) conseguiria perceber.
Eu gostaria muito de saber a quem pertence a autoria do projeto dessa decoração. Gostaria de parabenizar pessoalmente por todas as possibilidades de acidentes que foram cuidadosamente plantadas, além da ameaça na praça de alimentação, que leva o cliente do shopping a um cenário de um clássico romance policial digno de Agatha Christie ou do Sir Conan Doyle.

Anúncios

Uma resposta

  1. O shopping já fez alterações na decoração, desfazendo aquela idéia de decoração muito bem planejada. Pelo contrário, ao fazer algumas engrenagens deixarem de funcionar e impedir o acesso aos cenários, a mensagem que se transmite agora é que todo aquele risco que as pessoas corriam ao observar os enfeites foi fruto de falta de atenção e falha na vistoria de segurança. E os bonecos de neve parecem ter sido removidos pelo IML para perícia porque não estão mais pendurados na praça de alimentação. Eu ainda acredito que alguém os pendurou ali apenas para simular um, digo dois, suicídios enquanto eles teriam sido na verdade torturados até a morte. Insisto que bonecos de neve jamais frequentariam a cozinha espontaneamente, mas essa averiguação cabe à polícia técnica.
    O Papai Noel da entrada principal continua lá. Só não bate mais na parede.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s