OpenOffice.org tem bom leque de extensões


OpenOffice.org tem bom leque de extensões

Aplicativo substitui de um jeito competente as versões antigas do Office. E é de graça

Juliano Barreto, da INFO 5 de dezembro de 2008

OpenOffice.org

O OpenOffice.org amadureceu e já consegue substituir com vantagens as versões antigas do Office da Microsoft. Quando o assunto são os formatos e recursos dos arquivos Open XML, do Office 2007, o pacote gratuito apoiado pela comunidade open source ainda não se sai bem, mas nas funções triviais de produtividade o conjunto da versão 2.3.1 mostrou-se completo e bem-resolvido.Durante os testes do INFOLAB, tarefas como exportar arquivos no formato PDF, proteger documentos com senha e gravar macros podem ser realizadas sem dificuldades. Outro trunfo é o número crescente de extensões gratuitas compatíveis com o OpenOffice.org. Com os downloads de recursos extras, é possível integrar o pacote com o Google Docs, reduzir o tamanho final dos documentos e aperfeiçoar recursos como a janela para buscar/substituir palavras.

As extensões ajudam a contornar deficiências do OpenOffice.org, como a falta de sofisticação dos gráficos do OpenOffice Calc e pequenas imperfeições na auto-correção. Uma falha de compatibilidade que persiste é com os documentos criados no PowerPoint, que no OpenOffice Impress não reproduzem os vídeos e os sons contidos na versão original.

Além do trio essencial com editor de textos, de planilhas e software para criar apresentações, o OpenOffice.org traz o programa para desenho Draw, a ferramenta para equações Math e o gerenciador de bancos de dados Base, que reforça o Calc. Usuários avançados com necessidades específicas ainda podem programar as próprias macros para OpenOffice em linguagens Python e Javascript.

Texto publicado originalmente na revista INFO de fevereiro de 2008

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s